Cada dia está mais complicado se relacionar, as pessoas tem se esquecido de amar e ter verdadeiras amizades, mas isso acontece por as vezes não conseguirmos nos comunicar de maneira “entendível” pelos outros.
Tem um livro que eu li que chama As Cinco Linguagens do amor, em que o Dr. Gary Champman fala sobre as formas de expressar e receber amor, chamando essas formas de linguagens.
Ele diz no livro que nós temos uma linguagem principal e outras secundarias e que só conseguimos nos sentir totalmente amados quando a outra pessoa se comunica conosco usando nossa linguagem.
Não é fácil descobrir qual sua linguagem principal por às vezes confundirmos ela com a secundária, mas se prestar atenção no que você mais faz geralmente essa é sua linguagem.
Muitas vezes usamos a linguagem errada, por isso nós temos que aprender a falar um segundo idioma do amor (o da outra pessoa) para que então consigamos demonstrar nosso sentimento e falar numa linguagem que será entendida para assim sermos e fazermos o outro feliz.
As cinco linguagens são:
* Palavras de Afirmação: são frases expressas em elogios como "a janta estava ótima", afirmações, “acho que você faz isso muito bem”, e incentivos como "vai dar tudo certo".
* Qualidade de Tempo: é a dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno, como: conversas de qualidade, passeios, assistirem tv juntos.
* Presentes: o que menos importa é o valor financeiro. Pode ser: colher uma flor, comprar uma pizza, dar uma jóia.
* Gestos de Serviços: aqui o que você faz fala mais alto do que qualquer palavra. Por exemplo: lavar a louça, consertar a fechadura, levar o lixo pra fora.
* Toque Físico: o importante é saber quando, como e onde tocar a pessoa, beijos, abraços, cutucão com o cotovelo, por a mão no ombro.
Músicas, textos, citações que expressam... respiram... falam... Principalmente quando faltam palavras...
terça-feira, 13 de julho de 2010
As Cinco Linguagens do Amor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário